Você está aqui: Página Inicial > Maria da Conceição

Vereador

Maria da Conceição

Nascimento: 16/11/1968
Naturalidade: São João D'Aliança - GO
Estado Civil: Casada
Partido: LIBERAL
Cargo: Segunda Secretária

Biografia

Maria da Conceição Batista de Araújo, conhecida como Mariinha, nasceu em 16 de novembro de 1968 no município de São João d’Aliança, Goiás, onde mora até hoje. Filha de Marcionila Almeida dos Santos e José Batista dos Santos, casada com Vilmar Ferreira de Araújo, com que teve 2 filhos, Diego Batista de Araújo e Diogo Batista de Araújo.

 Sua infância foi na roça, com sua mãe e seus outros 7 irmãos. O seu pai faleceu quando Maria ainda tinha 3 anos de idade. Com todas as dificuldades da roça, estudou até a 5ª série na zona rural e quando se mudou para a cidade, concluiu o ensino médio, após 43 anos.

Sua história começa na roça, e em busca de melhorias de vida, mudou-se para a cidade, na companhia de sua irmã mais velha. Na zona urbana do Município de São João d’Aliança/GO, com 8 anos de idade, aprendeu a cozinhar e os afazeres domésticos, cuidando da casa enquanto sua irmã trabalhava. Aos 18 anos casou-se com Vilmar. Sua primeira atividade remunerada, já casada, foi fazendo biscoitos e bolos para vender nas ruas da cidade. Seu marido já era político, tendo sido vereador e mais tarde, Prefeito, no ano de 2005 se reelegendo em 2008, terminando seu segundo mandato em 2012. No primeiro mandato de seu marido, já primeira dama, sua carreira política começou. Mariinha durante 8 anos, realizou trabalhos voluntários a frente da Secretaria Municipal de Assistência Social, idealizando construções que marcaram a história do Município de São João d’Aliança/GO. Com seu trabalho social, ganhou nome político suficiente para firmar sua carreira. Em 2017, retornou a Secretária de Assistência Social, no mandato da Prefeita Débora Domingues, continuando seu trabalho que perdurou até 2020.

Em 2020, candidatou-se à vereadora, sendo a mais votada dentre os 9 eleitos, com 297 votos, cargo atual de Mariinha. Suas maiores realizações dentro da política foram no ramo da ação social. Em sua carreira, conseguiu verbas para construção do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), adquirindo veículos para o município e realização de diversos programas sociais que perduram até a atualidade.


Regimento Interno

Art. 47 – Compete ao Vereador:

I – participar de todas as discussões e deliberações do Plenário;

II – votar na eleição da Mesa e das Comissões;

III – apresentar proposições que visem ao interesse coletivo;

IV – concorrer aos cargos da Mesa e das Comissões;

V – usar da palavra em defesa ou em oposição às proposições apresentadas à deliberação do Plenário.

Desenvolvido por